Fim de uma era: símbolo de uma geração, PlayStation 2 elevou patamar dos games



Logo no início de 2013 a Sony parou de fabricar o PlayStation 2, cuja produção já havia sido interrompida no Japão, e decretou o fim de uma era: depois de quase 13 anos na ativa, o console 'highlander' sai de cena.
O monolito negro deixa um legado de recordes, números superlativos e clássicos memoráveis. É o console mais vendido de todos os tempos, com pelo menos 154 milhões de unidades comercializadas. Hoje, só o portátil Nintendo DS pode superar a marca - atualmente está em 152 milhões.
Não havia nenhuma característica revolucionária no segundo videogame da Sony. Os gráficos 3D vieram na geração anterior e o direcional analógico, com o Nintendo 64. As funcionalidades online só foram colocadas depois que a Microsoft lançou a rede Xbox Live.
Ainda assim, o PlayStation 2 provocou um profundo impacto na indústria. A chave de seu sucesso foi ter saído na época certa e trazer um leitor de DVD. Com um hardware bem superior ao Dreamcast, enterrou qualquer possibilidade de êxito do console da Sega. E saiu um ano antes que os rivais Xbox e GameCube, sem sair perdendo muito em tecnologia.

Marcos inaugurais

O PS2 foi o 1º videogame a ter...
... leitor de DVD;
... som Dolby Digital e DTS;
... um aplicativo do Netflix;
... controle-padrão com dois direcionais analógicos
O DVD teve dupla função: fazer o PlayStation 2 rodar filmes - a US$ 299, era um dos aparelhos de DVD mais baratos do mercado - e dar muito espaço para encher de conteúdo. Assim, "God of War" pode ter todos aqueles extras e, "Gran Turismo 4", centenas de carros.
Entre todos os triunfos do PlayStation 2, talvez o mais importante seja a quase exclusividade da trilogia "Grand Theft Auto III", que figura entre os cinco games mais vendidos da plataforma. Com essas e outras preciosidades, a biblioteca de games do console é considerada uma das melhores de todos os tempos.
A seguir, relembre alguns dos maiores clássicos da plataforma, um infográfico com os números superlativos do console e vote no melhor game do PlayStation 2:

Sony encerra produção de PlayStation 2 em todo o mundo

É o fim de uma era: a Sony confirmou que encerrou a produção do PlayStation 2 em todo o mundo - anteriormente a empresa havia anunciado apenas o fim da distribuição do console no Japão.
O console, que foi lançado no Japão em 4 de março de 2000, conseguiu ser um dos poucos a ultrapassar a marca de dez anos de plena atividade e, de acordo com a Sony, já vendeu mais de 150 milhões de unidades.
Curioso notar que o console ainda recebe novos jogos de tempos em tempos. Um dos próximos lançamentos confirmados é "Final Fantasy XI: Seekers of Adoulin", expansão para "Final Fantasy XI" que está agendado para chegar aos Estados Unidos em 26 de março.
No Brasil, o PlayStation 2 foi lançado em 2009. Por aqui, tal como seu antecessor, acabou se popularizando pela facilidade que muitos encontravam para obter jogos de forma alternativa, tornando-o um videogame acessível para muitos jogadores - ainda que de forma ilícita.


0 comentários:

 
TGV - True Gamer Vídeos © 2011 | Designed by Bingo Cash, in collaboration with Modern Warfare 3, VPS Hosting and Compare Web Hosting