Problemas atrapalham boas ideias e Wii U ainda não vale o investimento; leia a análise



Enfim a Nintendo entra na era da alta definição com o Wii U, console que sucede o Wii e busca emplacar uma nova maneira de jogar ao apresentar um controle com tela de toque que possibilita novas formas de interação com a televisão.
O aparelho chegou aos EUA no fim de novembro em dois pacotes diferentes - um com console branco e memória flash de 8GB por US$ 300 e outro na cor preta, com memória flash de 32GB, o jogo "Nintendo Land" e acessórios por US$ 350 -, mas ainda não possui data para ser lançado oficialmente no Brasil.
Por ora, a Nintendo cita um vago "primeiro semestre de 2013" como período planejado de lançamento por aqui, mas sem dar um possível preço.
De qualquer maneira, UOL Jogos foi buscar um Wii U nos Estados Unidos logo no dia de seu lançamento (veja aqui como foi a aventura do repórter Felipe Carettoni!).

Depois de muito testar o aparelho e seus primeiros jogos, abaixo você confere nossas impressões.
GamePad em mãos
A grande estrela do Wii U é seu controle que, com uma grande tela de toque no meio, lembra muito um tablet. Com peso de 500g, é mais leve que um tablet convencional, porém mais pesado que joysticks convencionais.
À primeira vista, parece desengonçado, mas sua pegada é agradável e não atrapalha mesmo em longas sessões de jogo - ainda que jogadores veteranos e mais acostumados ao PlayStation 3 e Xbox 360 possam estranhar o peso nestas partidas mais extensas.

CONTROLE UNIVERSAL

Além de controle do Wii U, o GamePad funciona também como controle remoto universal para TVs. A configuração é simples e a funcionalidade, ainda que pareça simplória, é muito prática já que facilita e até incentiva você a ligar a televisão e, mesmo que não vá jogar, mantenha o controle por perto para navegar pela internet ou acompanhar o que a galera está falando no Miiverse sobre "Batman: Arkham City", o novo "Mario" ou outros jogos.
Sua bateria é um problema, já que dura pouco tempo (cerca de 3 horas e meia de uso) e não oferece muitas opções de economia de energia. Por exemplo, possui uma proteção de tela que diminui o brilho ao ficar alguns minutos sem usar, mas não permite desligar a telinha em jogos em que ela não é essencial.
Falando na tela do GamePad, ela funciona de tanto de forma complementar como independente da TV. Todas as funções do Wii U podem ser usadas apenas na tela de 6,2 polegadas e 854 x 480 pixels de resolução - com exceção, claro, de alguns jogos que exigem a tela da TV, como "ZombiU".
A distância de funcionamento do controle impressiona: nos testes feitos na redação, conseguimos jogar "New Mario Bros. U" a cerca de 25 metros do console, com apenas uma parede entre o videogame e o GamePad. De fato, o Wii U declara independência total da TV: o aparelho pode estar apenas conectado à tomada que já funciona numa boa.
A disposição dos botões não incomoda e mesmo a alavanca analógica direita - que, diferente de outros controles, fica acima dos botões de ação - é fácil de acostumar. O mesmo não pode ser dito dos gatilhos ZL e ZR, não são analógicos, como nos concorrentes, atrapalhando especialmente em jogos de corrida.
Por sua vez, a tela de toque surpreende pela precisão e rapidez de resposta, considerando-se que é uma tela resistiva, ou seja, igual à do 3DS e sem capacidade de multitoque.
Ainda assim, não é tão eficiente quanto uma tela capacitativa de tablet ou do PS Vita e ainda causa incômodos como ao navegar pela internet ou ver imagens, já que não é possível fazer o já consolidado movimento de pinça com os dedos para aumentar ou diminuir o campo de visão.
Em contrapartida, o GamePad acompanha uma canetinha stylus, idêntica à do Nintendo DS, que ajuda a digitar, desenhar e navegar por páginas e aplicativos.
Já os sensores de movimentos do aparelho surpreendem pela qualidade. Usar o GamePad como radar, por exemplo, em "ZombiU" e vasculhar os arredores é fácil e intuitivo, graças à agilidade de reconhecimento dos nove eixos do joystick, três a mais do que no Wii. (uol jogos)

0 comentários:

 
TGV - True Gamer Vídeos © 2011 | Designed by Bingo Cash, in collaboration with Modern Warfare 3, VPS Hosting and Compare Web Hosting