Final Fantasy XIII-2 traz uma nova história e jogabilidade




Quem jogou Final Fantasy XIII e chegou até o fim, sabe que tudo fica bem travado no começo. O erro já começa no sistema de batalha complexo e caótico, com mais de 200 tipos de combinações de Roles, que só vai dar as caras de verdade depois de um bom tempo de jogo. E para atrapalhar mais um pouco, a história aparenta ser uma confusão gigante, mas depois fica recheada de viradas emocionantes e personagens que brilham e se tornam o foco principal do jogo.

O grande problema foi como Final Fantasy XIII surgiu. A ideia de um FF com uma cara mais "não-rpg" afastou muitos fãs da série, acostumados com as usuais lojinhas e NPCs. A aventura de Lightning acabou sendo algo linear e menos exploratório, sem mapas gigantes com mil itens escondidos.

Final Fantasy XIII-2, a continuação direta do jogo, terá um foco bem maior na parte clássica dos RPGs, agradando aos fanáticos, mas continuará, obviamente, com a história fantástica que fez Final Fantasy XIII ser tão bom.

Claro, se você ainda NÃO terminou Final Fantasy XIII, o conselho é não ler essa prévia, já que o comecinho de FF XIII-2 já entrega o final do primeiro.

Alerta de Spoiler!

Normalmente, um RPG termina quando o herói da história dá sua espadada final no chefão. Só que assim como na vida real, nem tudo é um "felizes para sempre" no mundinho de FF XIII.

Os eventos de FF XIII-2 ocorrem 3 anos após a união utópica de Coocon com PulseSerah, que teve um papel constante de vítima em FF XIII, assume a responsabilidade de perseguir sua irmã Lightning, que todos acreditam que esteja morta ou nem ao menos lembram da existência. Snow, que agora não usará mais sua inseparável touquinha, acha que Lightning esteja dentro do cristal em que Vanille e Fang se encontram, mas acredita em sua amada e sai em busca de Lightning. Acontece que o moçoilo simplesmente desaparece, em uma inversão de papéis bem dramática.

Então, acontece uma reviravolta bem grandiosa e com a cara de Final Fantasy: um meteoro atinge uma vila, liberando monstros sangrentos e distorcendo o tempo. Logo, Serah é salva por um estranho, chamado Noel, que diz ter vindo do futuro e conhecer Lightning.

E é a partir daí que o enredo começa, unindo personagens novos a uma história que já era gigante.



O novo inimigo da trupe é conhecido por Kaias (acima), com direito a cabelo colorido e cheio de ornamentos e uma aparência bem mais condizente com Final Fantasy do que os chefões de XIII, que possuiam um quê de intangibilidade. Kaias tem influências no mundo "normal", em que Serah e Noel existem, e em Valhala, que parece ser o local que aprisiona Lightning. Além dele, uma nova personagem, chamada Yuru, que pode ter conexão direta com Kaias tem um grande papel no enredo.

Viagens no tempo parecem ter um grande papel na jogabilidade. Elas serão feitas por um novo sistema, chamado de Historia Crux, que dará a possibilidade de ir e vir como bem entender, nos locais em que portais de tempo estão abertos. A sensação de linearidade de XIII, que dava a impressão de que o mundo inteiro era dividido apenas entre telas de Loadings, parece que vai sumir, de vez.

As viagens no tempo também possibilitam uma maior influência das ações dos jogadores dentro do universo. Agora, além de opções sobre como agir durante alguns momentos, o que caminho que você decidir seguir, utilizando o Historia Crux, pode até mudar o final do jogo. Isso também abre portas para que possamos evoluir no jogo infinitamente, o que é uma ótima opção para os jogadores mais hardcores.



Outra novidade é que agora existem cidades com pessoas conversando e compartilhando informações, diferente do método "leia pela tela o que os outros humanos do mundo tem a dizer" usado no XIII. E para ajudar na exploração dos mapas, Serah ganha um Moogle (que ainda não havia aparecido nenhuma vez) de Noel, que diz que foi entregue a ele, como amuleto, por Lightning. O Moogle, além de fofíssimo, não vai ser usado só para arrancar suspiros dos corações mais fracos: Serah poderá usar seu novo mascote, lançando ele longe - o que, aparentemente, é bem desagradável para o Moogle - para encontrar itens escondidos pelos mapas.



As batalhas continuam iguais as de XIII, com os mesmos Roles e Paradigms, mas com direito a um monstrinho dentro do seu grupo, que, dependendo do Paradigm que você escolher, assumirá forma e habilidades diferentes, como um Flan assumindo um papel de Ravanger ou um Chocobo sendo um Commander. Durante as batalhas, alguns momentos de ação aparecerão, em que você precisa apertar uma certa ordem de botões. Acertar o comando pode causar dano no inimigo ou aumentar os status do grupo.

Parece que Final Fantasy XIII-2 trará tudo que faltou em seu antecessor e mais um pouco.

0 comentários:

 
TGV - True Gamer Vídeos © 2011 | Designed by Bingo Cash, in collaboration with Modern Warfare 3, VPS Hosting and Compare Web Hosting